domingo, 10 de março de 2013

visão sobre os evangelistas que  tal aplicarmos isto nos dias nos diálogos e visão para os jovens. Afinal há imagens como estas em vário locais e muitos não sabem o motivo. Somos de uma tradição de ícones.

EVANGELHO - Boa Nova ou Boa Notícia.

Mateus: é representado pela figura de um Homem, porque começou a escrever seu Evangelho dando a genealogia de Jesus. Mateus é um nome hebraico que significa “dom de Deus”. Mateus era cobrador de impostos em Cafarnaum, por isso se intitulava “Mateus o publicano”. Era também chamado Levi. Foi convidado pessoalmente por Jesus para ser discípulo. O Evangelho de Mateus é dirigido aos judeus convertidos e quer mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.




Marcos: é representado pela figura de um Leão, porque começou a narração de seu Evangelho no deserto, onde mora a fera Era também chamado de João Marcos. Marcos era primo de Barnabé e discípulo de Pedro. Redigiu o Evangelho a partir das pregações de Pedro. Põe em evidência os milagres de Jesus, pois pretende mostrar a bondade do Senhor e a sua divindade. Seu Evangelho se dirige aos cristãos vindos do paganismo (gregos e romanos).




Lucas: é representado pelo Touro, porque começa o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois. Lucas nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã. Converteu-se por volta do ano 40. Estudou Medicina. Não foi discípulo de Jesus, mas de Paulo. Lucas escreveu o Evangelho como historiador. Talvez pelo ano 67 d.C. Dirige seu Evangelho aos cristãos de origem pagã (gregos e romanos). O objetivo de seus escritos é o fortalecimento na fé. É o evangelista que mais fala do nascimento e da infância de Jesus. Dá destaque especial a misericórdia de Deus.




João: é representado pela Águia, por causa do elevado estilo de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do Filho de Deus. É filho de Zebedeu e Salomé. Era pescador do Mar da Galiléia, por onde Jesus passou e o chamou para ser Apóstolo, juntamente com Tiago, seu irmão. João era chamado o “discípulo amado”. Começou a seguir Jesus quando tinha 19 anos e foi testemunha de toda a missão do Senhor.Fala da “vida eterna” como realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve aos cristãos.

Uma visão transmitida no curso de Biblia que realizei :
Mateus 14, 30, onde Paulo deixa de olhar nos olhos de Jesus e começa a ver seus problemas, fraquezas e situações do mundo ai começa a afundar. Assim se explica o nosso dia a dia de quedas onde não deixamos de olhar.

terça-feira, 5 de março de 2013

Deus esta presente - 1a. mandamento

Zé Ninguém, uma descoberta. Veja se fosse dito ao jovem um tema sobre Israel fosse igual a muitos do nosso dia. No livro Os Dez Mandamentos de Anselm Grum que relata :

"Adorar outros deuses os torna dependentes: Israel......, levaram-no a uma discórdia interior porque, querendo se garantir por todos os lados e agradar a todos os deuses, perdia sua liberdade..." pg.26.

Veja, Zé Ninguém  quantos não caminham nesta disputa de agradar a todos e ter tudo, e terminam numa longa pergunta de como se envolveu neste mundo de posses.O incrível que  nos dia da catequese há esta falta do olhar para os dias atuais.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Vamos ver  o pensamento que o 10 mandamentos tem com uma situação de centralidade para vida, partindo da técnica do Quiasmo e na visão de dez para nove os mandamentos vejamos abaixo :

1. Amar a Deus sobre todas as coisas
    2. Não tomar seu Santo Nome em vão
       3. Guardar o Dia do Senhor
         4. honrar pai e mãe
             5. Não matar
         6. Não adulterá;
        7. Não Roubar
     8. Não levantar falso testemunho
9. Não cobiçar a casa do próximo, não desejar a mulher do próximo, não cobiçara as coisas alheias. (texto do CEBI - tema geral 2013 - Biblia e Juventude - Prof. João Luiz).

se realizamos um link entre 1 e 9, 2 e 8, 3 e 7, 4 e 6 fica o 5. Temos então Amar a Deus e não cobiçar as coisas e não tomar seu Santo Nome em vão com também não levantar falso..... assim chegamos a Vida que é o não matar.

Vejamos os pontos também abordados por Anselm Grum :

1. Não terás outros deuses além de mim para Deus está presente;
2. Não pronunciarás o nome de Deus em vão para Eu adoro;
3. Lembra-te de santificar o dia de sábado para Este dia é santo;
4. Honra teu pai e tua mãe para Eu respeito minha origem;
5. Não matarás para Eu quero viver;
6. Não cometerás adultério para Eu quero viver;
7. Não furtará para Eu tenho suficiente;
8.Não levantar falso testemunho para Eu sou sincero;
9. Não cobiçará a mulher do próximo para Meu amor é puro;
10. Não cobiçará os bens de teu próximo para Eu sou grato.

é Zé Ninguem, se tivesse me dito esta visão antes poderíamos mostrar muito mais que o Não que fica preso em nossos pensamentos até hoje quando se fala em dez mandamentos.