domingo, 28 de abril de 2013

Um dos fatos que aumenta o meu desejo pela pesquisa é como os catequistas ingressam no processo “educacional”  da religião, os mesmo ficam a repetir questões que estão em livros já formatados e depois vão a Biblia, será este o método que é adequado quando falo da leitura bíblica na catequese ou somos doutrinados a seguir métodos e metodologia por falta de nossa inexperiência de vida na bíblia.
        Acredito que devemos saber nossos pontos fracos  e um deles é metodologia da leitura, da escrita e conhecimento histórico ai segue pela oratória e interpretação que termina na vida pratica,  vamos pegar uma situação para entendimento.
        Desde que comecei na catequese nunca foi demonstrado ou relatado este fato de Paulo,
        “não escreveu de maneira abstrata. Ele moldou tanto sua mensagem quanto a sua abordagem a situações que ele enfretava” – livro como ler a bíblia pg. 163
        E quantos de nos trabalhos de maneira abstrata ou melhor como fazemos as abordagem do nosso dia a dia aos catequisando?, será a maneira dos século II ou século XX.  Paulo se faz uso dos conceitos da ciência para falar da palavra de Deus por exemplo o uso da retórica como a deliberativa, diatribes e a forense, como diz o autor era por causa das “situações que ele enfretava eram complexas e exigiram diferentes abordagens..Quando ele pretendia persuadir, sua abordagem era a retórica deliberativa e quando ele pretendia se defender ou defender o seu ministério, ele usava a retórica forense”, ai pergunto somo diferentes.

Nas leituras realizadas na catequese nunca foi instigado a ver o AT como fonte de origem, veja situação do salmo 22 que nos remete ao sofrimento e é dito por Jesus na cruz, "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?"(Mt 27, 46; Mc 15, 34). E até hoje realizamos este brado de abandono mesmo que seja no silêncio do nosso eu.

domingo, 14 de abril de 2013

Certa vez comprei um livro com o título "Como ler a Bíblia" e um colega que estava ao meu lado falou:         -precisa disto para entender. Ai fiquei pensando...., pois, nunca na catequese me fizeram procurar uma pesquisa sobre a mesma.
Foi sempre acreditar na arca de Nóe, Adão e Eva, por que não mostrataram que era figuras ou imagens criadas para representar o amor ou a vida....

Vamos ao aprofundamento, estou lendo o livro "Jesus - Homem em conflito" que tem os seguintes tópicos :

Metodologia de leitura:

1. Ação : toda narração é um relato de ações, expressa : sujeito, verbo e predicado;
2. Sequência de ações: o sentido não é dado pela ação isolada é preciso um inter-relacionamento entre as ações para compreenção temos :
  a. circular ; esquema a-b-c-d....a´-b´-c´-d´ o primeiro tema é retornado no último;
  b. linear : ações concatenaas de maneira progressiva num esquema a-b-c, tema final costuma ser o ponto alto;
  c. alternada : ações se sucedem alterandamente a maneira de um diálogo a1-b1- a2-b2.....



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exegese Critica : Seus Meios

Zé ninguem, nossa que caminhada veja que hoje aprendir que temos que olhar mais fundo nos textos até hoje ninguém relatou este  fato era sempre uma leitura no único centro sem abertura. Veja agora que é preciso para entender mais, são as criticas :
1. Textual - Procura por um possível "texto ancestral" de escritos isolados;
2. Literária - Faz a verificação da uniformidade e da estrutura lógica do texto;
3. Formal - Descreve as características de textos biblicos isolados;
4. Classificatória - Procura definir caracteristicas de grupos de textos biblicos;
5. Temática - Pesquisa os temas bíblicos no contexto da antiguidade oriental;
6. Redacional - Esclarece a contribuição de um autor na escolha, ordenação e transformação de textos.

Isto aprendir numa revista biblica que adquirir :Uma breve história sobre a Biblia - ed. Escala.